biografia

                   


 

No final de 1972 entrava no cená¡rio musical o cantor mineiro Fernando Mendes. "A Desconhecida", gravada recentemente pelo cantor Leonardo,  foi a canção que projetou o cantor em todo território nacional. Lançada em compacto simples, subiu rapidamente Às paradas de sucesso e com força total!  Sua primeira apresentação na TV, foi no programa do Chacrinha, e a partir daí o jovem Fernando Mendes não parou mais, seguiu a carreira musical, interpretando suas próprias canções, que fazem sucesso não só no Brasil, mas em muitos paí­ses do mundo!

 

  

A música "Recordações", foi o segundo sucesso de Fernando Mendes. Faixa de seu primeiro LP que, em menos de três meses, chegou à casa dos 100 mil discos vendidos.  Ao mesmo destino chegaria o compacto-duplo que projetaria seu novo sucesso: "Caminho Incerto".   


 

Em 1974, Fernando Mendes fazia excursões pelo Brasil numa média de 10 a 15 cidades por mês. Verdadeiro Í­dolo das massas populares, o artista teve seu segundo LP lançado no final de 1974 que voltou a repetir o feito dos anteriores, com a música: "Ontem, Hoje, Amanhã".  Fernando chegou no auge de sua carreira em 1975, quando seu terceiro LP apresentou a faixa "Cadeira de Rodas" que teve  mais de 250 mil LPs vendidos em poucos meses, rendendo-lhe vários prêmios inclusive discos de ouro.   Em 1976, dois novos sucessos: "A menina da Calçada" e "Sorte tem quem acredita nela", tema da novela "Duas Vidas" exibida pela Rede Globo de Televisão.

 

 



Aos que acreditavam no seu bom gosto musical, Fernando Mendes presenteou o público brasileiro gravando também "Quero andar nas minhas pernas", um pot-pourri com músicas de Milton Nascimento, Caetano Veloso, Dorival Caymmi e Ednardo. Também gravou outros mestres da música como Chico Buarque e Vinicius de Moraes.  Em 1977, Fernando faz outra homenagem aos seus ídolos da Jovem Guarda, gravando uma adaptação para "Festa de Arromba" de Roberto e Erasmo Carlos.   Em 1978, Fernando Mendes lança seu sexto LP,  e agora com as musicas "Sádico Poeta", "Eu vim da Roça" contando com a participação especial de nada mais nada menos que o inesquecí­vel Luiz Gonzaga, que tocou e cantou uma seleção de baião que ficaram na história da música popular brasileira: o "Baiao Collection".

 

 


1979 foi o ano que Fernando compôs e lançou "Você não me ensinou a te esquecer",  gravada atualmente por Caetano Veloso, Bruno e Marrone, Cristian e Half dentre outros.  Devido ao grande sucesso, a canção cheia de romantismo foi prêmio da ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos) e Prêmio Villa Lobos como o disco mais vendido! Tema do Filme Lisbela e o Prisioneiro, a canção foi indicada para Gremmy Latino 2004 e rendeu ainda mais prestigio e reconhecimento à  sua carreira.

 

 

As canções de Fernando Mendes continuaram desde então, a ser lançadas em versões mais atuais. Em 1999 Fernando reuniu seus maiores sucessos  em um único CD ao vivo! E para 2007, o músico traz uma novidade aos fãs de todo Brasil, um DVD ao vivo que contará com a participaçã de cantores consagrados pela MPB. Um trabalho feito com carinho que, certamente, vai agradar à  todos que acompanham a arte e a carreira de Fernando Mendes.    (saiba mais...)